Representada por 51 atletas, a delegação criciumense chegou a Blumenau nessa quarta-feira (17), onde participou da solenidade oficial de abertura dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), no Ginásio Galegão. A competição vai até o próximo domingo e ocorre em diversos pontos da cidade. As primeiras medalhas, contudo, já podem ser conquistadas na noite desta quinta-feira.
Após a cerimônia, os idosos dançaram uma marchinha alemã e, na sequência, foram até o Himmelblau Palace Hotel, onde ficarão hospedados até o encerramento dos Jasti. Lá, durante o jantar, conversaram com a presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Adriana Salvaro, e com o prefeito, Clésio Salvaro, além do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Sandro Araújo.
Mesmo sem o início das provas, Adriana ressaltou que todos já são vencedores. “Vocês passaram pela seletiva municipal, se classificaram na Fase Microrregional e agora levam o nome de Criciúma a todo o Estado. Foi uma grande conquista terem chego até aqui”, salientou.
Por sua vez, o prefeito destacou o empenho de todos os setores do Executivo. “Mesmo nesse momento de contenção de despesas na Prefeitura, batalhamos para garantir o melhor a vocês durante esta importante competição. Sejam felizes e aproveitem a viagem, enquanto torceremos por todos os nossos atletas”, frisou.
Depois, Araújo comentou a importância do esporte na terceira idade. “Vocês são exemplos de dedicação, pois se dedicaram muito em cada modalidade. Os adversários são fortes, mas tenho certeza que, junto com os professores e técnicos, todos estão preparados e têm chances de títulos”, afirmou.
A chance da primeira medalha
Nessa quinta-feira, os jogadores de truco e bolão, ambos nos naipes masculino e feminino, além do dominó feminino e da dança coreografada, iniciam suas disputas. A programação marca a estreia do truco masculino, diante dos atletas de Frei Rogério, no Parque Vila Germânica, onde a equipe também duela com Joaçaba, enquanto o grupo feminino enfrenta Joinville. No dominó, Criciúma enfrenta Agronômica, às 14 horas, no Parque Vila Germânica. Enquanto isso, os atletas do Bolão jogam a partir das 14h20, no Clube de Caça e Tiro Velha Central. Por fim, às 19 horas, os criciumenses participam da Dança Folclórica Popular e já podem encerrar a noite com medalhas.
A participação criciumense nos Jasti é viabilizada pelo Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), mantido pela Afasc, além da FME e a Prefeitura Municipal de Criciúma.
Fotos: Divulgação
Texto: Carlos Filipe (04950/SC)
Assessoria de Comunicação Afasc