No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias sobre aquilo que querem desvendar. Com o objetivo de inserir as crianças no mundo letrado, a professora, Ana Beatriz Jesuíno e a auxiliar, Tamires Dorneles, estão desenvolvendo com o Grupo 4A o projeto “Viajando ao mundo das letras e dos números”.
Para facilitar a aprendizagem, as educadoras levaram “notebook reciclável”, já que na atualidade, as crianças têm muito contato com a tecnologia, ao mesmo tempo que puderam explorar e manusear, observando a escrita das letras e números.
“Realizamos essa atividade com as crianças, com o objetivo de ampliarem as possibilidades do brincar, do jogo simbólico e da manifestação das diversas linguagens como uma forma de aguçar a curiosidade, a descoberta, a criatividade e a capacidade expressiva’, comenta Ana Beatriz. “Nesta nova era da tecnologia, onde as crianças manuseiam os mais variados aparelhos tecnológicos, melhor do que os adultos, aproveitamos para introduzir as letras nesse universo onde o grupo já está inserido desde cedo. Utilizamos a brincadeira e o faz de conta, deixando a aprendizagem muito mais divertida e prazerosa”, destaca a professora.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Moradas da Colina