Caixas de papelão, objetos da sala de aula e materiais espalhados pela creche. Esses são os elementos que as educadoras Rosana Fogaça, Carolaine Felizardo e Cintia Creaste, do Grupo III B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi estão utilizando para desenvolver a atividade “Máquina Matemática”. Por meio de muita brincadeira e faz de conta, os pequenos tem despertado diariamente o interesse em somar, adquirindo assim noções de quantidade.
A atividade faz parte do projeto “E se o mundo fosse de papel?”, onde as crianças e professoras construíram a máquina utilizando as caixas de papelão, tornando o processo de aprendizagem lúdico e interessante.
Conforme Rosana, com a ajuda da invenção, as crianças estão tendo mais facilidade em lidar com os números. “As crianças participam de todo processo de contação para que assim tenham um real entendimento e aprendam de forma natural. Com esta invenção, elas conseguem contar objetos e somar, adquirindo assim noções básicas de matemática. Nossas crianças estão amando. Querem contar o tempo todo”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Jairo Luiz Thomazi