Qualquer objeto nas mãos de crianças se transforma em brinquedos e brincadeiras. Pensando desta forma as professoras Debora Scotti, Patricia Trombim e Maria Helena Zucchinalli, que atuam no Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Branca de Neve, desenvolveram com as crianças a atividade “Materiais não estruturados: um convite a experimentação”.
As educadoras espalharam pela sala palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante, funil, entre outros materiais, que possibilitaram que as crianças explorassem cor, formas e texturas, ao mesmo tempo em que inventavam sua própria brincadeira.
De acordo com Debora, desde muito cedo a criança é convidada para descobrir e experimentar o mundo, desta forma, se a intervenção for adequada, ela terá prazer em aprender. “As crianças são uma tempestade de ideias, simbolismos, criatividade e emoção. Quando oferecemos a elas materiais não estruturados, possibilitamos o desenvolvimento da inteligência, a oportunidade explorar suas habilidades criativas e sua relação com suas aprendizagens já consolidadas”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Branca de Neve