Aproximar as crianças do mundo natural é um grande desafio para escolas e famílias. Poluição, desmatamento, são alguns dos fatores que dificultam essa convivência. Apesar disso, para estimular os pequenos a construírem uma relação mais próxima com a fauna e com a flora, as professoras Michele Alano, Susana Garcia e Malu da Silva, que atuam no Grupo 2 B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Santo Antonio, estão ensinando as crianças sobre horta e os animais que nela habita.
Desta vez, o objeto de estudo foi a lagarta, que a turma acompanhou seu desenvolvimento e presenciou a sua transformação, no decorrer da metamorfose. As crianças vivenciaram diversas atividades lúdicas, conheceram músicas, imitaram seus movimentos e ouviram histórias, dentre elas “A lagarta trituradora”.
De acordo com a professora Michele, as crianças interagiram muito com esses animais, principalmente desenvolvendo ações de cuidado. “Eles adoraram ver a lagarta e a cada dia observavam algo diferente nos relatando com frases. Preparamos um recipiente de plástico, para que ela respirasse bem e ao mesmo tempo pudéssemos acompanhar de pertinho seu progresso, e depois de uma longa e ansiosa espera de dezessete dias, ela se transformou em uma linda borboleta, que foi a alegria geral. Fomos até o pátio da escola e soltamos a borboleta para que voasse linda e feliz”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Santo Antonio