A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Por meio do corpo e do movimento, as crianças interagem, se comunicam, conhecem mais sobre si, sobre o outro e o mundo que a cerca. Pensando nisto, as professoras do Grupo 3 A Ana Paula Mezzari e Maria Inês Santos, que atuam no Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Branca de Neve realizaram a atividade “Brincando com os movimentos corporais”.
Por meio do exercício, as crianças aprenderam a controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras.
Para Ana Paula, as vivencias corporais favorecem a aprendizagem, já que por meio delas, as crianças experimentam sensações e exploram o movimento do corpo e do espaço. “Nós enquanto educadoras, precisamos ter a visão das questões ligadas ao universo infantil, valorizando todos os momentos no espaço escolar, proporcionando possibilidades e percepções que estimulem reações novas, sejam elas através de gestos faciais, estímulos corporais, danças e brincadeiras, favorecendo o movimento através de atividades lúdicas”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Branca de Neve