O desenvolvimento das crianças depende das oportunidades oferecidas pelo mundo que as cerca. A oferta de diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar suas capacidades de expressão e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvam os sentidos. Pensando desta forma, as professoras do Grupo II A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, Ana Claudia Cunha, Janaina da Silveira, Jessica Pinto, Maria Julia de Jesus e Terezinha Medeiros, vem desenvolvendo o projeto “O mundo mágico das descobertas”.
Para ensinar às crianças a importância de cuidar do meio ambiente, ao mesmo tempo em que desenvolvem os sentidos, as educadoras realizaram a atividade “O Senhor Cabeludo”. Cascas de ovos, areia adubada e sementes de alpiste foram os materiais utilizados pelas crianças, que manusearam os elementos, sentido suas diferentes texturas.
De acordo com Ana Claudia, as crianças se dedicaram muito para a produção do Senhor Cabeludo e entenderam a importância de cuidar das plantas. “Quando oferecemos as crianças atividades que exercitam os sentidos, estamos possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso em que as crianças ampliam a capacidade de explorar as texturas. A partir de agora, as crianças irão acompanhar dia a dia o crescimento dos brotinhos que elas plantaram. Estamos ensinando desde cedo sobre o cuidado e preservação”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar