“Organizar e estimular a criação de espaços lúdicos que propiciem o bem-estar, o brincar e o exercício da criatividade” é o que determina o artigo 17 da Lei da Primeira Infância do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). E é se baseando nesses direitos que as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Criciúma são pensadas e criadas. Com a atividade ‘Transformando música em artesanato’, desenvolvida no bairro Vila Miguel no último mês, os assistidos puderam trabalhar todas essas questões.
Conforme a orientadora do SCFV Vila Miguel, Juliana Arantes, todas as ações que são feitas visam garantir os direitos dos participantes de 6 a 17 anos que frequentam o espaço. “Nesta proposta, eles confeccionaram flamulas com a letra de uma música escolhida pelos próprios. Além disto, puderam aprender e aprimorar algumas técnicas do artesanato, como costura, bordado e crochê. Durante toda a atividade, tanto as crianças quanto os adolescentes se divertiram muito confeccionando".
A música escolhida pelos usuários foi ‘Espalhe o amor' da cantora e compositora Tori Huang, que ficou famosa em 2015 ao participar do reality show de competição musical The Voice Brasil da TV Globo. A atividade foi feita em conjunto entre as oficinas de Artesanato e Comunicação. A proposta também envolveu a gravação de um videoclipe com os materiais produzidos.
Texto: Emerson Justo
Fotos: SCFV Vila Miguel