Água colorida e muito brilho. Esses são os principais elementos que estão facilitando que as crianças dos Grupos III e IV do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Moradas da Colina encontrem a calma e paciência durante o processo de largar a chupeta. A atividade “Pote da Calma”, quer foi realizada pelas educadoras Juliana Damasio e Viviane Brachinski, contou com a colaboração dos pais, que ajudaram na confecção do material.
A atividade desenvolvida pelas professoras durante está sexta-feira (25), faz parte do projeto implantado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc nos CEI, “Tchau, tchau chupeta”, e possibilitou que as crianças entendessem melhor como usar esse novo material, na hora de ter que deixar de lado o objeto.
Segundo Juliana, a chupeta é a forma que os pais têm para acalmar seus filhos, mas é importante que se tire ela em determinado momento, de uma forma que não cause dor e sofrimento. “Para realizarmos esse processo pedimos a autorização dos pais, que devem ser nossos parceiros para que dê certo. Optamos pelo método Montessori, e então com a ajuda das famílias confeccionamos o Pote da calma, objeto esse que as crianças utilização em casa e na escola no momento em que sentirem a falta da chupeta. O pote distrai e tranquiliza as crianças, já que elas precisam ficar atentas ao material que tem no seu interior”, ressalta.
Texto e fotos: Comunicação Afasc