As crianças são curiosas e destemidas por natureza. Exploram cada centímetro do mundo que a cerca, e é assim que deve ser, pois a criança que hoje busca e descobre seu mundo possui mais chances de tornar-se um adulto interessado e empenhado em aprender. E aos educadores cabe permitir que este processo aconteça de maneira natural, mas com a segurança e o cuidado necessários.
Neste contexto, a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da AFASC promoveu nesta segunda-feira (8), em dois períodos e para mais 300 profissionais dos 40 centros de educação infantil da associação, a capacitação em Primeiros Socorros. O curso, segundo a coordenadora Andreza Dagostim, tem por objetivo preparar os colaboradores para lidar com as mais diversas situações de emergência que possam ocorrer no ambiente escolar, “sempre lembrando que nosso objetivo é o de proporcionar um ambiente cada vez mais seguro para as nossas crianças.
A palestrante do dia foi a enfermeira e agente municipal da Defesa Civil, Rosemere Noronha. “Uma pauta importantíssima e que está voltada ao público mais difícil de atender, pois criança mexe com o nosso emocional, com o nosso psicológico. Mas quem trabalha com a educação infantil já tem o principal para prestar um atendimento, em caso de necessidade, que é a intimidade e a confiança dos pequenos uma vez que existe a convivência diária”, assinalou.
Já o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, destacou a relevância do tema e a importância das pessoas envolvidas. “Um tema que vem de encontro com o perfil e a responsabilidade com a Afasc conduz todos os serviços oferecidos à população. Hoje, vocês que participam, podem se considerar as pessoas mais importantes de seus ciclos, pois estão aqui. Podem se considerar felizes por estar aprendendo o primeiro atendimento e que isso pode salvar vidas”.
“Como professora achei muito importante estar capacitada, pois estamos lidando com a vida de crianças e, consequentemente, por várias situações. Importante que esse curso chegue a todos os funcionários dos CEIs”, disse Gerusa Sebastiana, professora no CEI AFASC Nova Esperança.
A capacitação ainda contou com a participação do diretor municipal da Defesa Civil, Fred Gomes; o agente Ítalo Peruchi, o fisioterapeuta do DEI e um dos idealizadores do projeto, Diego Damiani.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: Milena dos Santos