Coleta seletiva e educação ambiental na transversalidade interdisciplinar; esses foram os temas que foram abordados com serventes, cozinheiras, zeladores, professoras, estagiárias e diretoras que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), durante a palestra do projeto da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) “Eco Conscientização”. A ação que contou com a participação de aproximadamente 210 colaboradores, que foram divididos em três dias, faz parte de uma parceria entre entidade, Famcri e a empresa Racli Limpeza Urbana.
Os profissionais foram orientados pelos palestrantes Eduardo Damassini, Betina Emerick, Vitor Michels e Lia Santos, que ainda falaram sobre o projeto “Aromas na escola: saúde do solo, compostagem, alimentação saudável, plantas ornamentais e plantas aromáticas (Chás e tempero), já que os CEI’s estão participando de um concurso de sustentabilidade realizado pelo Departamento de Educação Infantil (DEI).
Conforme a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, os projetos apresentados pelos profissionais da Famcri e da Racli, trazem ganhos positivos para os funcionários e para as crianças dos CEI’s. “Falar de ambiente, é falar de educação e saúde. Esses profissionais estão diariamente trabalhando com a alimentação, limpeza e manutenção dos espaços dos Centros de Educação Infantil, por isso vimos o quanto é importante mantê-los informados quanto a sustentabilidade e a forma que eles podem intervir dentro das creches para tornar os espaços cada vez mais agradáveis”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: Comunicação Afasc e Departamento de Educação Infantil