Uma nova parceria do projeto “Beleza é ser solidário”, da Clínica Luciano Schütz, foi firmada entre o médico e a direção da Afasc na tarde desta terça-feira (6). Nos próximos dias, os idosos atendidos no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), passarão por triagem para verificar a possibilidade de realizar a cirurgia de blefaroplastia de forma gratuita.
“Estamos felizes por renovar nossa parceria com o doutor Luciano Schütz, e dar a oportunidade de os idosos realizarem essa cirurgia tão necessária para eles. Podemos ver o empenho e a dedicação da equipe da clínica para que esse procedimento traga mais alegria e vida nova para os nossos idosos”, comenta a presidente de honra da Afasc, Adriana Salvaro.
Segundo o coordenador do CCTI, Daniel Cipriano, a oportunidade disponibilizada através do projeto, vai além de trazer melhor visão para os idosos. “Essa ação traz mais que autoestima, traz principalmente, qualidade de vida para os idosos carentes, que não conseguem ter acesso a essa cirurgia. Acreditamos que junto com esse projeto social do doutor Luciano, faremos a alegria de muitos dos nossos participantes”, ressalta.
O que é a cirurgia de blefaroplastia:
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica destinada a remover excesso de pele das pálpebras, além de posicionar as pálpebras corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida do paciente.
Além dos problemas estéticos, a flacidez no local pode reduzir o campo de visão periférica e prejudicar os campos de visão de um ou de ambos os olhos.
“Existe uma condição chamada de blefarocalase, que é um grande excesso de pele nas pálpebras superiores, principalmente nos idosos, que causa uma certa dificuldade no campo visual, prejudicando assim a qualidade de vida e de visão dessas pessoas, que já por natureza do próprio envelhecimento tem algum comprometimento de ordem funcional em relação a visão”, comenta o médico.
“Nós da Clínica Luciano Schütz, com o nosso projeto Beleza é ser Solidário, estamos sempre atentos a possíveis realizações de trabalhos sociais que possamos empreender no nosso município. Por isso, mais uma vez, firmamos parceria com a Afasc levando essa cirurgia gratuita para idosos carentes que estão vinculados os Centro de Convivência. Já realizamos essa atividade em anos anteriores, mas devido a pandemia, tivemos uma pausa nesses atendimentos. Agora voltamos com carga total”, destaca Schütz.
Texto: Milena dos Santos
Fotos: CCTI/Afasc