As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem garantir experiências que recriem contextos significativos para as crianças. Para isso é necessário que as crianças realizem suas primeiras experiências de vida na sua relação com o corpo por meio de informações sensoriais, que se transformarão em percepções.
Para dar um melhor desempenho para os pequenos do Grupo 1A, as professoras do CEI Afasc Gerda Becke Machado, Marcia Regina Euzébio, Marilza Guessi, Elaine Voiciekoski, Fernanda Correia e Izadora de Bem, criaram o projeto “Ver, Tocar e Sentir”, onde tem realizado atividades com estímulos sensoriais que auxiliam na construção da autonomia de cada criança.
“É importante plantar a sementinha da curiosidade, estímulos, movimentos, gestos, para que as crianças e nós, professoras, possamos descobrir juntas, e construir laços na evolução do cognitivo e de seus limites. Estamos fazendo do lúdico, momentos divertidos para o seu crescimento nas conquistas e realizações dentro do ambiente escolar”, comenta a professora, Marcia.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: CEI Afasc Gerda Becke Machado