Os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Renascer estão com uma nova modalidade esportiva. Desde a última quinta-feira (8), crianças e adolescentes estão participando da oficina de Jiu Jitsu, que está sendo desenvolvida pela facilitadora Joana Borsato. A atividade vem com o objetivo de prevenir situações de risco para os participantes, já que eles participam do encontro no contra turno escolar, e visam à melhoria da qualidade de vida.
A atividade, além de ampliar trocas de vivências e práticas esportivas, desenvolve o sentimento de pertença e de identidade, incentivando a socialização e convivência comunitária.
De acordo com a orientadora social, Juliana Arantes, a oficina hoje está atende cerca de 50 crianças, que são divididas em grupos para melhor atendimento dos mesmos. “A prática do Jiu Jitsu, melhora a concentração, o equilíbrio mental, desenvolve o raciocínio, fortalece a autoconfiança, melhora a coordenação motora. Durante no primeiro encontro, a facilitadora ensinou algumas técnicas dessa arte para eles, mas também explicou o quanto é importante ter respeito pelo próximo, ter compromisso, disciplina, caráter, fortalecendo assim os vínculos familiares e comunitários entre crianças e adolescentes”, destaca.
Texto e Fotos: Comunicação Afasc