Contação de história, confecção de bonecas Abayomi e colagem, marcaram a atividade em alusão a Consciência Negra realizada pelas equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF) na tarde desta segunda-feira (23), nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Miguel. O encontro contou com a presença de crianças, adolescentes e familiares, tiveram momentos de reflexão e valorização da cultura africana, compreendendo a importância do diálogo e da convivência harmônica com a diversidade.
O evento contou com a participação da secretária Municipal de Assistência Social, Patricia Vedana, e da coordenadora do Serviço de Convivência de zero a 17 anos da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Maria Lauridia da Silva.
Maria Isaura de Jesus, esteve no encontro como rainha africana. Ela é participante das atividades desenvolvidas no CRAS, assim como seu filho Emanuel Abrão, e é ativista na luta dos negros em sua comunidade. “É uma honra para mim participar desta atividade do Serviço de Convivência, poder falar desse assunto de tamanha importância para a comunidade. Estou muito feliz por representar este povo que luta, sofre, mas que traz em seu coração o amor e a dignidade. Somos historicamente discriminados e desrespeitados, mas seguiremos firmes, buscando nossos direitos, respeito e oportunidades”, comenta.
Segundo a orientadora social do Serviço de Convivência, Liliane Macan, atividade realizada é para mostrar para crianças, adolescentes e suas famílias, que todos têm sua beleza, sua cultura e deve ser inserido na sociedade. “Foi uma experiência muito marcante, foram momentos de excelentes reflexões junto a comunidade. A equipe do CRAS Vila Miguel tem certeza que plantou sementinhas no coração de cada um que participou, e eles irão disseminar mensagens de amor e respeito por onde passarem. Para tornar a ação ainda mais especial, crianças, adolescentes e familiares receberam sacolas personalizadas com informativos sobre o “Dia da Consciência Negra”, ressalta.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Serviço de Convivência Vila Miguel/Afasc