Seguir uma carreira rentável ou uma que lhe traga satisfação pessoal? Escolher uma ocupação valorizada pelo mercado de trabalho ou arriscar-se em um ramo que está iniciando? Essas foram algumas das duvidas que foram esclarecidas pela equipe do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), nessa quinta-feira (6), durante a oficina de Orientação Profissional com adolescentes de 14 a 17 anos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) no Centro de Convivência Vida Nova.
O trabalho que é realizado por estagiários de Psicologia, contará com cinco encontros semanais, que acontecerão nas quintas-feiras no Centro de Convivência, contará com a participação de adolescentes do Serviço de Convivência Vida Nova e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) cristo Redentor.
Segundo a orientadora social do Vida Nova, Regina Guessi, desenvolver atividades voltadas à orientação profissional é essencial no trabalho com adolescentes. “O momento da escolha profissional é cercado de incertezas, dúvidas e expectativas, e envolve questões que dizem respeito ao autoconhecimento, aptidões individuais, projeto de vida, conhecimento sobre profissões e do mundo do trabalho. O resultado de todas essas informações combinadas contribuirá para nortear os adolescentes nesse momento de escolha”, relata Regina.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: SCFV Vida Nova