Com a chegada da pandemia, o sentimento de crianças, adolescentes e suas famílias acabaram ganhando outras proporções. Para trabalhar os sentimentos, e possibilitar suas manifestações e consciência de si mesmo, a facilitadora da oficina de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos, Priscilla Costa, realizou, no Centro de Convivência do Vida Nova, a contação da história “O Monstro das Cores”, da escritora Anna Llenas.
A narração do conto permitiu que as crianças manifestassem seus sentimentos, falando assim sobre suas intolerâncias, alegrias, mágoas e desejos, buscando desta forma identificá-los e principalmente, aprendendo a lidar com eles.
Conforme a orientadora social, Regina Guessi, as reações ao cenário pandêmico variam muito de acordo com cada pessoa, assim como a intensidade, por isso é importante fazer esse trabalho em prol da saúde mental. “O período de pandemia mostrou o quanto é importante as pessoas cuidarem da sua saúde mental, já que ela pode trazer graves consequências a saúde, e afetar o desenvolvimento das crianças. A história do Monstro das Cores trazida pela Priscilla, deu a possibilidade dos nossos participantes relatarem como estão se sentindo, fazendo com que eles se identificassem com o assunto abordado. Queremos que nossas crianças coloquem seus sentimentos em ordem e se sintam acolhidos”, comenta.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: SCFV Vida Nova