As crianças em seu processo de amadurecimento cognitivo absorvem muitas informações diariamente, não somente na escola, mas também nos momentos de aprendizado e diversão dentro de casa. Por isso é importante que elas tenham experiências lúdicas, agradáveis e variadas durante toda a sua formação intelectual. Para isso, existem formas simples de unir aprendizado e momentos de diversão e lazer: é o caso da produção de brinquedos com sucata.
Com o intuito de reaproveitar resíduos sólidos e ampliar as experiências sensoriais, expressivas e corporais dos pequenos as educadoras do Grupo 2 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, Ana Claudia Cunha, Jessica Ribeiro, Teresinha Medeiros, Maria Julia de Jesus e Cristina Teixeira realizaram a atividade "Reaproveitando sucata e dando vida a imaginação”. Por meio da musicalização “Dona Aranha”, as crianças com ajuda das profissionais, utilizaram garrafas pets e confeccionaram o animalzinho, que trouxe muito encanto para a turma.
Segundo Ana Claudia, a equipe fez a atividade para ensinar as crianças a reciclar materiais que a primeira vista seria descartáveis, e mostrar a capacidade de transformação dos objetos. “Conversamos com as crianças sobre materiais e recicláveis, em seguida trabalhamos com a musicalização da Dana Aranha e confeccionamos o bichinho. As crianças além de cantar faziam movimentos como se fossem aranhas. Na sequencia as crianças levaram as aranhas que produzimos juntos, para passear no pátio, o que trouxe muita diversão para as mesmas”, declara.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar