Entre os 3 e cinco anos, as crianças estão aptas a desenvolverem as habilidades das funções executivas e de auto-regulação. Para isso é necessário adaptar atividades às habilidades das crianças e reduzir gradativamente a ajuda prestada para que ela vá ganhando autonomia, conseguindo resolver sozinhas suas dificuldades. Com o intuito de aprofundar as aprendizagens sobre os sentidos, a professoras do Grupo Misto 4 e 5 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) Umberto Cesa, Francielen Machado, desenvolveu a atividade “torre de canecas”.
A atividade colabora com o controle gradual do próprio movimento, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa recursos de deslocamento e habilidades motoras.
Conforme a professora, essa foi uma atividade eficaz, que ensinou as crianças a controlar e neutralizar os movimentos do corpo conscientemente e inibir movimentos dispersos. “As crianças precisam de apoio para aprender e lembrar regras e padrões. Nós enquanto educadoras da educação infantil, devemos proporcionar espaços adequados para que as crianças se sintam seguras para desenvolverem seus movimentos, vencendo desafios”, comenta Francielen.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa