Desde pequenas, as crianças estabelecem relações entre elas e os objetos que observam e manipulam; se está longe ou perto, mais alto ou mais baixo, mais leve ou pesado. Muitos desconhecem que estes são conceitos matemáticos, e que ela ultrapassa o sitema numérico. Para mostrar o quanto a matemática está presente no cotidiano dos alunos, as professoras Mireli Souza e Suzana Alves, que atuam no Grupo 4 C do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Banca de Neve, desenvolveram a atividade “Qual será o meu tamanho? A matemática no dia a dia”.
Trazendo reflexões e questionamentos para a rotina diária, as professoras incentivaram as crianças a ampliarem, aprofundarem e construírem novos sentidos aos seus conhecimentos, levando-as a Unidade de Saúde do bairro Cidade Mineira Nova, onde souberam sua altura e peso, conhecendo assim as unidades de grandezas e medidas.
Conforme Mireli, o ambiente escolar é propício às reflexões, principalmente aquelas que envolvem o grupo todo, já que todos buscam a mesma resposta. “A partir do corpo das crianças, é possível explorar noções de altura, peso, medidas das mãos e pés, tamanhos de roupas e calçados, temas estes que chamam a atenção e a curiosidade dos alunos. Foi muito bom ver a alegria das crianças ao irem ao posto de saúde e conhecerem melhor os profissionais que prestam atendimento a comunidade”, relata.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Branca de Neve