As canções fazem parte de universo infantil. Por meio delas, as crianças aprendem hábitos relacionados a rotina escolar e memorizam conteúdos específicos. Muitas dessas cantigas são acompanhadas de movimentos corporais, que dão a possibilidade de as crianças se expressarem melhor.
Com o intuito de desenvolver a coordenação motora global acompanhando movimentos e gestos, as professoras do Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Pequeno Polegar, Denize Colombo, Najah Ibrahim, Suelen Fortuna, Lisiani Ruchert e Keli Damásio desenvolveram a atividade “Vitrola de vinil com cantigas antigas infantis”.
Segundo Denize, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a música, maior será a construção de seu conhecimento, já que essas atividades desenvolvem diversos aspectos. “As crianças avançam muito na questão se aprendizagem, quando tem contato com a música. Ao ouvirem a vitrola tocar, elas se movimentaram, dançaram bastante contribuindo desta forma com sua consciência corporal”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Pequeno Polegar