A partir desta quarta-feira (7), as crianças devidamente matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc, darão início a um novo ano de muita alegria, novas amizades e principalmente, muito aprendizado. Neste primeiro encontro com a equipe da escola, os pequenos, que estarão em adaptação escolar, serão atendidos por meio do projeto “Criando Elos”, que foi desenvolvido pelo Departamento de Educação Infantil (DEI).
“Temos aproximadamente seis mil crianças matriculadas em nossos 40 CEIs, por isso, é necessário esse momento de adaptação. Neste primeiro momento, preparamos atividades e ações que incentivam à boa convivência. Será aproximadamente um mês para que pais e professoras promovam ações de acolhimento, para garantir o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil”, comenta a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim.
Algumas dicas para os pais, para facilitar a adaptação escolar:
Para que a adaptação escolar não vire um processo traumático para as crianças, é necessário que os pais e professores tenham algumas atitudes para preparar os pequenos nos primeiros dias de aula.
Confira algumas dicas:
1 – Rotina
É necessário fazer ajustes na rotina da criança e adaptar seus horários de alimentação, sono, brincadeiras e tempo de tela, já que em sala de aula, existem horários a serem cumpridos.
2 – Mostrar o material escolar
Apresentar os materiais escolares (caderno, mochilas, lápis de cor, etc.) para as crianças, é um recurso muito importante. Como esses objetos são coloridos, chamam a atenção das crianças e elas ficam felizes.
3 – Mostrar a escola antes
Para já ir apresentando o ambiente escolar, os pais ou responsáveis podem passar em frente à escola com seus filhos e dizer que eles estudarão ali.
4 – A despedida pode ser diferente
Um dos momentos mais difíceis que pode gerar estresse na criança é na hora de se despedir dos pais quando chegam na escola, principalmente quando é o primeiro contato da criança com a escola. O indicado é que o pai ou responsável não saia sem dizer tchau, ou muito menos, tente sair escondido. É importante que fique claro para o pequeno que você vai embora, mas que retornará para busca-lo.
5 – Perguntas variadas à criança
Uma das formas de ajudar também na adaptação da criança na nova escola é fazer perguntas sobre como foi o dia na aula. É importante não gerar questionamentos que podem levar ao desconforto, mas sim falar de um assunto que a criança costuma ficar animada.
6 – Não associar a escola e equipe escolar a castigo
Por fim, outra atividade que pode ajudar na adaptação escolar é não associar a escola e equipe escolar a castigo ou algo ruim. O papel dos pais e professoras é ensinar a criança a importância da escola e tornar esse espaço um ambiente de aprendizado agradável e até mesmo divertido.
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Arquivo/Comunicação Afasc