“Joca era um jacaré que se achava muito esperto. Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim. Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente. Jacaré com dor de dente? É pra você ver, até jacaré tem dor de dente. A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá”. Essa é parte da história da autora Adriana Mendes da Fonseca, que foi contada para as crianças do Grupo 3 C do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Lapagesse, pelas profissionais Tatiani Pessoa e Karina Rodrigues.
As educadoras por meio do projeto “Descobrindo o mundo que me cerca”, fizeram a atividade “O jacaré que comia demais”, e utilizando materiais alternativos, destacaram a importância da alimentação saudável ofertadas no CEI e da escovação, já que o personagem só queria se alimentar de balas e doces e não escovava os dentes..
Segundo Tatiani, usando um avental ilustrado, foi possível abordar os temas, que trouxeram alguns desafios, ao mesmo tempo em que trabalhava a afetividade, a socialização, estimulando o conhecimento. “É por meio de atividades lúdicas que a criança constrói seu mundo, por meio de vivências e experiências do dia a dia, fornecendo assim um significado maior ao seu aprendizado. Diante disso construímos uma boca feita de garrafa pet para demonstrar como devemos fazer a escovação e para finalizar as crianças confeccionaram o personagem da história utilizando caixa de creme dental’, comenta a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Lapagesse