Desenvolver comportamento de investigação, respeito e preservação em relação a diferentes cores que existe nas paisagens. Esse foi o objetivo que levou as educadoras Jusélia Euzébio, Diandra Medeiros e Agnês Monteiro, do Grupo 2 C do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Urda Joana Joaquim, a desenvolver a atividade “Natureza, cores que nela existe”. O exercício faz parte do projeto “Brincando e aprendendo com as cores e formas geométricas”, e possibilitou que as crianças conhecessem um pouco mais sobre a preservação.
Para explorar a atividade, as profissionais iniciaram com uma roda de conversa sobre a natureza, as cores que nela existem, e a importância de preserva-la. Na sequencia as crianças viram imagens da natureza bonita e poluída, sempre com olhar atento. Os alunos ouviram ainda a história da autora Ruth Rocha, “Bom dia, todas as cores”, que falava de um camaleão que passeava na floresta e conforme conversava com seus amigos, trocava as cores de suas preferências.
Segundo Jusélia, as crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos, onde exploram a criatividade, a linguagem artística, entre outras ações. “Conversamos sobre a história, fizemos a atividade com tampinhas de lenço umedecido fixado no armário da sala, com camaleões e com as cores que apareceram na história. Cada criança abriu e falou a cor que sabia, quem ainda não sabia, repetiu junto com as professoras. Tivemos ainda as lupas coloridas confeccionadas com papel celofane. Cada criança foi com a sua lupa passear no pátio para observar o jardim e a natureza nos arredores do CEI”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Urda Joana Joaquim