Quando a criança começa a ter sua autonomia e explorar as partes do ambiente em que vive, ela inicia um mundo de descobertas sobre os elementos que fazem parte do seu cotidiano, desta forma ela vai adquirindo conhecimento quanto as cores, formas, texturas, entre outros. Porém, as cores são muito diversificadas, o que pode provocar uma confusão na sua identificação.
Com o intuito de ajudá-las a expandir esse conhecimento e ampliá-lo, as professoras Fernanda Borges e Carla Gonçalves, que atuam no Grupo 2 A do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Nova Esperança, desenvolveram a atividade “A caixa das cores”. Com ela as crianças conheceram as cores primárias.
Segundo Fernanda, a caixa foi confeccionada com papel celofane vermelho, azul, amarelo e verde, sendo que as crianças colocavam a caixa na cabeça, e as profissionais iam virando os lados para que vissem as coisas a sua volta de diversas cores. “Elaboramos essa brincadeira para que as crianças possam compreender e conhecer cada cor. Nesta fase é importante que elas visualizem, explorem, e manuseiem os mais diversificados objetos de cores e formas diferentes. Concretizamos nosso objetivo que era o de aprofundar o conhecimento sobre as cores, por meio de atividades lúdicas”, comenta a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Nova Esperança