
Treinamento, promovido pelo DEI e em parceria com a Epagri, buscou garantir a alimentação segura e nutritiva nas creches
O Departamento de Educação Infantil (DEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizou, nesta quinta-feira (6), a segunda etapa da capacitação em "Boas Práticas de Alimentação", voltada para os colaboradores que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da instituição. O evento, que contou com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), teve como objetivo promover a melhoria contínua das práticas diárias desses profissionais e oferecer uma alimentação ainda mais segura e de qualidade para as crianças atendidas.
A capacitação envolveu aproximadamente 250 funcionários, incluindo serventes de cozinha, de limpeza e lactaristas dos 40 CEIs da Afasc. O treinamento não só buscou qualificar essas equipes, mas também proporcionar um ambiente de troca de experiências, promovendo maior eficiência e leveza no trabalho diário. Ao final do evento, os participantes receberam certificados
reconhecendo as competências adquiridas, com a supervisão da Vigilância Sanitária para garantir a adequação das práticas.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destacou a importância da ação para o desenvolvimento dos profissionais e para o atendimento de qualidade às crianças. "A capacitação em boas práticas de alimentação é essencial para garantir que nossos pequenos recebam uma alimentação nutritiva, segura e saborosa, além de ser uma oportunidade de qualificar ainda mais nossa equipe, que já desempenha um trabalho de excelência", afirmou.
No início do ano, a extensionista social e nutricionista da Epagri, Eloísa Rovaris Pinheiro, trabalhou questões higiênico-sanitárias, como a manipulação correta dos alimentos, com as profissionais da Afasc. Na segunda etapa, ela tratou temas nutricionais, como a qualidade da alimentação e os cuidados para uma educação alimentar.
“As crianças passam boa parte do tempo na escola, onde não apenas recebem os alimentos, mas também aprendem a consumi-los de forma adequada. Assim, a alimentação cumpre dois papéis importantes: o de nutrir e o de educar para hábitos saudáveis. A ideia é reforçar a importância de que a escola ofereça uma alimentação sempre cuidadosa e adequada do ponto de vista nutricional para as crianças”, explicou Eloísa.
A coordenadora administrativa do DEI, Ivone Zocche, destacou o impacto positivo que o treinamento tem na rotina das profissionais. "Além de oferecer aprendizado técnico, a capacitação cria um espaço para que os colaboradores compartilhem suas experiências e melhorem o trabalho coletivo. Cada detalhe na alimentação das crianças faz diferença, e isso é algo que precisamos sempre aprimorar", explicou Ivone.
Eventos como esse reforçam o compromisso da Afasc com a qualidade no atendimento educacional e alimentar das crianças. Além disso, demonstram a preocupação da instituição em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, tanto para os pequenos quanto para os profissionais que contribuem diretamente para o desenvolvimento dos alunos.
Texto e fotos: Manuela Linemburger




