
Programa fez parte da parte da programação do Mês da Pessoa Idosa e trabalhou ações de prevenção e segurança com os participantes
Na tarde desta terça-feira (28), o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), celebrou a formatura dos participantes do curso “Bombeiro Amigo 60+”, parceria da instituição com o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC). O evento, realizado no Centro Multiuso, marcou o encerramento de um ciclo de aprendizado sobre prevenção e segurança para o público 60+.
Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, a formatura do curso “Bombeiro Amigo 60+” simboliza muito mais do que o encerramento de uma atividade: representa o compromisso da instituição com o cuidado, o aprendizado contínuo e o fortalecimento da autonomia da pessoa idosa. Para ela, o projeto reflete a essência do trabalho desenvolvido pela Afasc, que acredita no envelhecimento ativo, digno e cheio de significado.
“Cada conquista que celebramos no CCTI é um lembrete do quanto é bonito continuar aprendendo, se cuidando e compartilhando a vida em comunidade. Ver nossos idosos com tanto entusiasmo e brilho nos olhos enche o coração de alegria. O curso ‘Bombeiro Amigo 60+’ é mais uma prova de que o envelhecer pode, e deve, ser vivido com segurança, amor e vontade de crescer sempre. A parceria entre a Afasc e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina mostra que, quando unimos forças com propósito e amor ao próximo, conseguimos transformar realidades”, destacou Gisele Bolan.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, também esteve presente para prestigiar a formatura. “É inspirador ver a dedicação e a alegria desses participantes. Criciúma se orgulha muito da parceria com a Afasc e do trabalho realizado com tanto carinho junto à nossa população da terceira idade. Ações como essa mostram que cuidar das pessoas é o que faz uma cidade realmente humana e acolhedora”, afirmou o prefeito.
O curso, que teve início no dia 10 de outubro, foi ministrado pelo 3º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma, Luiz Henrique Pereira da Silva. Ao longo dos encontros, os participantes se envolveram em atividades teóricas sobre cuidados domésticos, prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros e segurança contra incêndios.
Durante a cerimônia, foi realizado o tradicional “batismo de formatura”, onde os formandos tomaram banho de mangueira para simbolizar o fechamento do aprendizado com chave de ouro. “Nesses encontros os participantes receberam instruções sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, uso correto do extintor, evacuação em emergências e dinâmicas educativas. Além de aproximar os idosos com a nossa instituição, conseguimos deixar eles mais preparados para situações de emergências”, ressaltou o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
O coordenador do CCTI, Adrian Miguel, destacou a importância da iniciativa para o bem-estar e segurança dos participantes. “Foi emocionante acompanhar cada encontro e ver o quanto nossos participantes se envolveram e se divertiram aprendendo. Esse curso foi muito mais do que sobre segurança, foi sobre cuidado, amizade e confiança. Ver nossos participantes vestindo o uniforme com tanto orgulho e alegria é o que nos motiva. O CCTI é isso, um espaço de convivência, amor e crescimento em cada nova experiência”, expressou com carinho.
O programa teve grande adesão, com muitos participantes expressando entusiasmo e valorizando o formato descontraído das aulas, como é o caso de Zulma Filipin. “Gostei muito das aulas. Com a vida, a gente já aprende bastante coisa, mas é sempre bom aprender algo a mais. Foi uma experiência muito importante para mim. Só tenho gratidão”, reforçou.
Além das aulas teóricas, o curso incluiu uma visita ao quartel do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Criciúma, que ocorreu na última segunda-feira (27). O passeio proporcionou aos participantes uma imersão na rotina dos bombeiros, além de momentos de diversão, como o banho de mangueira, que encantou os presentes.
A conclusão do curso reforça o compromisso da Afasc com o bem-estar e a segurança da pessoa idosa, oferecendo atividades que promovem a autonomia, a segurança e a integração social dessa faixa etária.
Texto e fotos: Manuela Linemburger