
Iniciativa ocorreu na tarde desta quinta-feira (12) e faz parte da competição estudantil “Stem Racing”
Em uma iniciativa inovadora, a equipe Alpha Scuderia, que participa da competição estudantil Stem Racing, levou conhecimento sobre robótica e tecnologia para o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). A ação faz parte de um projeto social da equipe, que busca estreitar laços entre os idosos e a comunidade por meio da educação tecnológica.
Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a montar robôs, uma atividade que não só despertou o interesse pela ciência e inovação, mas também promoveu a interação social entre as gerações. A ação da Alpha Scuderia está alinhada ao propósito da Stem Racing, que além de desafiar os estudantes a desenvolverem competências em áreas como engenharia e gestão de projetos, incentiva a criação de soluções sociais que beneficiem a comunidade.
“Dentro da escuderia, o time é responsável por desenvolver e estruturar cada área da equipe, como uma empresa. O produto principal é uma miniatura de um carro de Formula 1 que atinge velocidades de até 70km/h, completamente projetado pelo time. Além de todas essas áreas, a competição propõe a criação de um projeto social, que busca solucionar problemas encontrados na realidade da comunidade, esse ano, a equipe Alpha trouxe a temática da conexão entre os idosos e a comunidade”, explicou a gerente de Empreendimento, Andreza Oliveira da Silva.
Para o coordenador do CCTI, Adrian Miguel, iniciativas como essa reforçam o papel do espaço como ambiente de aprendizado contínuo e troca de experiências. “Momentos como esse mostram que nunca é tarde para aprender algo novo. Ver nossos participantes curiosos e se sentindo incluídos nesse universo da tecnologia é muito significativo. Essa troca com os jovens fortalece vínculos, estimula a autoestima e mostra que o CCTI é um espaço vivo, de convivência, acolhimento e novas descobertas”, destacou.