Ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente. Essa foi a oportunidade que as professoras do Grupo 4 Angela Martinello e Zelinde Maciel, do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Carmela Benedet Casagrande, proporcionaram para as crianças, ao levarem-nas para conhecer o trabalho realizado no Horto Florestal Maria Bernadete da Silva Mota, na cidade de Forquilhinha.
De acordo com a professora Angela, o projeto “Plantas, cultivando o conhecimento”, vem sendo desenvolvido nos dois últimos meses, e para fechar o trabalho, nada melhor do que levar as crianças a campo. “Sabemos que o contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo assim, uma relação entre o meio ambiente e suas formas de vida. Com a realização do projeto e da visita ao horto, promovemos o contato com o procedimento científico e estabelecemos a valorização e o respeito com o meio ambiente”, comenta.
Por meio do projeto, as crianças conheceram diversos tipos de plantas, aprenderam a preparar a terra para o plantio e construíram um jardim e uma horta no CEI.
Segundo a diretora, Danielle Graff, as crianças se mostraram eufóricas, pois o passei é muito diferente das atividades que elas estão acostumadas a realizar. “A visita ao horto florestal de Forquilhinha, permitiu que nossas crianças tivessem um contato direto com a natureza, com uma vasta variedade de sementes e plantas. Tenho certeza que esta atividade ampliou muito o conhecimento delas”, ressalta a gestora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Carmela Benedet Casagrande