Desde muito cedo, as crianças gostam de manter contato com elementos da natureza como: plantas, terra, pequenos animais, entre outros. Desta forma eles interagem com os bichinhos, plantas, e uns com os outros, desenvolvendo ações de cuidado. Utilizando estratégias lúdicas e prazerosas, as professoras dos Grupos I e II do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa, Aline Fernandes e Suzi Savi, levaram para a sala de aula uma pequena galinha, onde as crianças puderam interagir, tocar e cuidar , possibilitando assim a aproximação entre crianças e natureza.
A atividade faz parte do projeto “Mundo dos animais: conhecendo, descobrindo, formas, cores, sons e alimentação!”, sendo esse um assunto que desperta interesse e curiosidade das crianças.
Conforme Aline, a escola fica em um bairro distante do Centro da cidade, sendo considerada zona rural, possibilitando que as crianças tenham convívio com diferentes animais, sendo eles domésticos, para consumo ou trabalho. “Estamos trabalhando para que nossas crianças sejam cada vez mais protagonistas na construção deste projeto. Acreditamos que por meio dos animais, já que eles têm sempre contato com os mesmo, será possível desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas das crianças, fazendo com que se tornem pessoas melhores”, destaca.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa