
Ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (14) enquanto pequenos montavam x-saladas saudáveis
A manhã das crianças do grupo 4, do Centro de Educação Infantil (CEI) Benevenuto Guidi, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), foi diferente. Os pequenos se reuniram no refeitório para montar um x-salada saudável, com alguns ingredientes colhidos da própria horta, como a alface e a cebolinha.
Mas, antes de se deliciarem com a comida, os alunos tiveram como desafio montar o próprio lanche, com auxílio das professoras. Para tornar o momento ainda mais especial, eles receberam a visita do Xisito, mascote oficial do concurso ‘X-salada Criciúma’, uma das ações celebrativas do centenário de emancipação político-administrativa do município.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destacou que momentos como esse reforçam o quanto a vivência prática e o cuidado com a alimentação contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. “Ver nossos pequenos aprendendo com alegria e experimentando novos sabores, ao mesmo tempo em que descobrem a importância da alimentação saudável, nos enche de orgulho. Trabalhamos todos os dias para que cada um deles tenha acesso a vivências ricas, acolhedoras e cheias de significado”, afirmou.
As crianças ainda receberam de presente o livro infantil “Dinho: as aventuras de um criciumense em busca do x-salada perfeito”, de Geovane Kubiaki, que já havia sido trabalhado em sala de aula. A atividade teve como objetivo a exploração da coordenação motora dos alunos e, também, o estímulo à alimentação saudável e deliciosa.
Texto e fotos: Manuela Linemburger