
Projeto 'As Profissões' ensina, de maneira lúdica, o respeito pela diversidade de papéis no ambiente de trabalho
O Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Luzia, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), desenvolveu o projeto "As Profissões", com o objetivo de desconstruir estereótipos de gênero relacionados ao trabalho. A iniciativa foi trabalhada com a turma do grupo 4C, sob a orientação das professoras Maria Aparecida Manoel e Regiane de Oliveira Nascimento.
Segundo elas, a ideias surgiu a partir de um momento significativo durante o cotidiano escolar, quando uma das professoras precisou subir em uma escada e as crianças questionaram se essa tarefa não seria "somente para homens". A dúvida gerada pelas crianças as levou a pensarem em uma forma de abordar a questão dos papéis de gênero no ambiente de trabalho de maneira lúdica e educativa.
Com isso, o projeto foi escrito com o foco em mostrar que as profissões não devem ser limitadas por questões de gênero. Assim, valorizando todos os tipos de trabalho, independentemente de quem os desempenha, e estimulando a curiosidade e o respeito pelas escolhas profissionais.
Utilizando atividades lúdicas e o brincar, o projeto buscou associar as profissões às suas ferramentas e uniformes, permitindo que as crianças, de forma divertida, compreendessem a diversidade de papéis desempenhados por trabalhadores na escola, em casa e na comunidade, sem distinção de gênero. O projeto "As Profissões" é uma importante ação do CEI Santa Luzia para promover a reflexão sobre o respeito e a igualdade, ajudando as crianças a entenderem que todos os trabalhos têm valor, independentemente de quem os exerce.
Texto: Manuela Linemburger




