
Feira trouxe oportunidades para cerca de 1600 participantes, que puderam mostrar e comercializar suas obras durante três dias
A ExpoArte 2025, promovida pelo Clube de Mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), encerrou na noite dessa quinta-feira (13), após três dias de celebração ao talento e à criatividade feminina. O evento reuniu cerca de 2 mil peças artesanais, produzidas ao longo do ano por mulheres que encontram no artesanato um espaço de expressão, fortalecimento e pertencimento.
Cerca de 1600 participantes tiveram seus trabalhos expostos, entre integrantes dos Clubes de Mães dos bairros e das oficinas oferecidas pela instituição. Ao longo da programação, a ExpoArte recebeu um público estimado de 2500 visitantes, que puderam conhecer e adquirir peças desenvolvidas em diversas técnicas manuais.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, ressaltou que a feira representa um momento de valorização das mulheres e de reconhecimento ao empenho de cada participante ao longo do ano. “Cada peça exposta carrega história, dedicação e sensibilidade. É emocionante ver como o artesanato fortalece vínculos, desperta confiança e mostra o quanto essas mulheres têm a oferecer. A ExpoArte é uma celebração dessa força”, afirmou.
Para a coordenadora do Clube de Mães da Afasc, Juliane Manganelli, o evento reafirma a potência transformadora do artesanato na vida das mulheres. “Essas mulheres, ao verem suas peças expostas, se sentem mais valorizadas e reconhecidas. Isso as motiva a seguir produzindo e acreditando no impacto que seu trabalho tem na comunidade”, afirma.
Os trabalhos apresentados são fruto das atividades realizadas em 2025 nos projetos Bordando Memórias e Colando Camadas de Afeto, além das oficinas de mosaico, pintura em tela, pintura em tecido, MDF, vidro e cerâmica. Atualmente, os Clubes de Mães contam com aproximadamente 3050 participantes, além de 180 mulheres envolvidas nas oficinas específicas.
Mais do que promover a convivência e a troca entre as participantes, a ExpoArte abriu espaço para a comercialização das peças, ampliando possibilidades de autonomia financeira. Com o encerramento da edição de 2025, a Afasc reforça seu compromisso com o protagonismo feminino, o desenvolvimento humano e a preservação das tradições artesanais. A feira segue como um espaço de reconhecimento, autoestima e valorização das mulheres que constroem, com suas mãos, histórias de afeto e transformação.
Texto e fotos: Manuela Linemburger