
Passeio, que ocorreu na quinta-feira (23), contou com a presença de 35 participantes do Grupo Girassol, do Bairro Mina do Mato
Um dia repleto de alegria, música e integração marcou a viagem do Grupo 60+ Girassol, do Bairro Mina do Mato, à tradicional Oktoberfest, em Blumenau, nessa quinta-feira (23). A visita foi o prêmio conquistado pelos integrantes do grupo após vencerem a "Gincana Centenário - 100 toneladas de alimentos", promovida pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).
Entre os 54 grupos participantes, o Girassol se destacou como o que mais pontuou e arrecadou alimentos, garantindo o reconhecimento e o passeio especial. Ao todo, 35 idosos participaram da viagem, acompanhados pela equipe de coordenação e monitoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa (SCFVI).
“Ver a alegria estampada no rosto de cada um dos nossos idosos é o que nos move. O passeio à Oktoberfest é mais do que uma viagem, é o reconhecimento do empenho, da união e da energia contagiante desses grupos que tanto nos inspiram. A Afasc acredita que envelhecer com qualidade de vida é também viver experiências que aquecem o coração e fortalecem vínculos. E é isso que buscamos proporcionar em cada ação: momentos de convivência, cuidado e felicidade compartilhada”, afirmou a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan.
Walci Walter da Rocha foi uma das participantes premiadas com o passeio. Para ela, a experiência foi inesquecível, alegre e descontraída, uma oportunidade única de sair da rotina.
"Foi incrível. Essa é umas das coisas que a gente vê na TV e pensa: 'como eu queria estar lá!'. Nunca tinha ido em um lugar assim e sempre tive curiosidade de ver como era. Nosso grupo é sensacional, todo mundo é super animado. A gente aproveitou cada segundo. Todo mundo foi super atencioso e cuidou muito bem de nós. No fim, voltamos para casa felizes, rindo e contando piada no ônibus", contou
Segundo o coordenador dos Grupos de Idosos da Afasc, Alfredo Kaique, a visita à Oktoberfest foi um momento de celebração e integração. “Os idosos puderam conhecer a estrutura da festa, assistir às apresentações culturais, dançar, aproveitar as músicas típicas e saborear as delícias da culinária alemã. Foi um dia cheio de sorrisos, boas conversas e novas experiências”, destacou.
Além do lazer, a viagem teve um significado especial para o grupo. “Ações como essa são essenciais para promover o bem-estar, a socialização e a valorização dos nossos idosos. É uma forma de reconhecer o esforço e a participação deles durante o ano, fortalecendo os laços do grupo e proporcionando experiências que ficam marcadas na memória e no coração de cada um”, completou o coordenador.
A atividade integra as ações da Afasc voltadas à valorização da pessoa idosa, reforçando o compromisso da instituição com o convívio social, a alegria e a qualidade de vida na terceira idade. Cada encontro, cada sorriso e cada nova vivência reafirmam que cuidar é também celebrar a vida em todas as suas fases.
Texto: Manuela Linemburger




