O gestor de educação infantil deve compreender o papel importante do lúdico, do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois a brincadeira é uma atividade essencial na vida dos pequenos. Para a equipe escolar, o brincar está associado com o aprender e o desenvolver, além de ser utilizado como recurso pedagógico para a construção de conhecimentos.
Neste contexto, as diretoras dos 40 CEIS da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) participaram, nesta semana, de formação continuada sobre o tema “a importância da gestão na educação infantil”. Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI) da AFASC, Andreza Dagostim, o gestor é um importante ator para a escola. “Ele é o articulador de mudanças e adequações, no ambiente escolar, que buscam uma educação igualitária e de qualidade para todos”, destaca.
Andreza ainda lembra que o universo da educação infantil é ímpar para as famílias e para os profissionais dos CEIs. “Esse é um momento ímpar nas famílias, pois a criança, que antes interagia somente com os familiares e parentes, agora passa a se relacionar com outras pessoas e vivenciar outras situações. Por isso o gestor deve compreender além das funções rotineiras e dar atenção, principalmente, às peculiaridades da Educação Infantil”.
O evento contou também com a participação do diretor executivo da AFASC, Adriano Boaroli, que deu boas vindas aos integrantes da equipe que passou por algumas alterações no quadro. “Na educação, assim como em todos os serviços oferecidos pela AFASC, estamos sempre na busca por ofertar o melhor”.
A formação contou com a participação direta das orientadoras pedagógicas Alyne da Silva, Deise Bortoluzzi e Eli Dal Magro.
Texto: Comunicação AFASC
Fotos: Milena dos Santos