A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) promoveu, nesta sexta-feira, 5, um encontro com as presidentes dos Clubes de Mães do município. A reunião teve como principal objetivo compartilhar o cronograma de atividades do segundo semestre de 2025 e alinhar os próximos passos dos trabalhos desenvolvidos em conjunto com as comunidades.
Mais do que uma reunião organizacional, o momento foi de escuta, planejamento e fortalecimento dos vínculos entre a Associação e as lideranças femininas dos bairros. A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, esteve presente e reforçou a importância do trabalho coletivo. “Acreditamos no poder da mulher que cuida, que organiza, que transforma a realidade ao seu redor. E as presidentes dos Clubes de Mães são a prova viva disso. São liderança, acolhimento e exemplo dentro de cada bairro de Criciúma”, disse.
As presidentes dos Clubes de Mães exercem papel fundamental na conexão entre a instituição e as mulheres atendidas, funcionando como pontes de diálogo e atuação comunitária. “São em reuniões como essa que conseguimos alinhar os caminhos, trocar ideias e fortalecer aquilo que nos move: o compromisso com as pessoas. Cada clube tem sua realidade, seu ritmo, suas histórias, e nosso papel, enquanto equipe, é estar ao lado delas, garantindo apoio, organização e estrutura para que o trabalho aconteça da melhor forma possível”, ressaltou a diretora executiva da Afasc, Ângela Maria de Souza Fontanela.
Durante a reunião, foram apresentados os dois principais projetos que serão executados até o fim do ano: “Entre Pontos e Ramos” e “Colando Camadas de Afeto”. O primeiro, inspirado no movimento artístico Yarn Bombing, incentivará as participantes a usarem fios, lãs e técnicas de tricô e crochê para decorar árvores de Criciúma para o Natal.
Já o segundo, convida as mulheres a utilizarem a técnica de artesanato “Decoupage” para decorar superfícies aplicando imagens recortadas de papel. Ainda, foram apresentadas propostas de viagens, workshops e outros eventos.
“Ao todo, serão oito destinos disponíveis, e cada grupo poderá escolher para onde deseja ir. Aproveitamos também a ocasião para incentivar a participação das mães na Expoarte, nossa grande exposição de fim de ano, que reunirá trabalhos de todos os grupos. O evento será realizado no nosso Centro Multiuso, ao longo de três dias, em novembro”, afirmou a coordenadora do Departamento de Clube de Mães, Juliane Manganelli Pinto Colonetti.
A vice-presidente de honra, Rosane Custódio Lima, também marcou presença no evento. Junto às outras autoridades, entregou os prêmios da “Gincana Centenária: 100 anos de solidariedade”. Foram arrecadados 46.083 itens, entre eles alimentos, utensílios de cozinhas, roupas, artigos de cama, mesa e banho, calçados e produtos de higiene. No Baile do Clube de Mães, também foram arrecadados 431 litros de leite.
Atualmente, a Afasc coordena 144 Clubes de Mães em diversos bairros do município. São 3.040 mães e 18 oficinas, totalizando cerca de 203 participantes.
Texto e fotos: Manuela Linemburger