
Iniciativa do CCTI inclui palestras voltadas à saúde, curso com o Corpo de Bombeiros e formaturas de projeto de inclusão digital
Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (1º), o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) promoverá o Mês da Pessoa Idosa. Ao longo de outubro, o espeço receberá palestras, atividades e dinâmicas para os participantes.
"Celebrar o Mês da Pessoa Idosa é reconhecer a importância de quem tanto já contribuiu com nossa sociedade. A Afasc valoriza cada história e acredita no envelhecimento com dignidade, respeito e qualidade de vida. Seguiremos trabalhando para garantir que nossos idosos se sintam acolhidos, ativos e protagonistas de suas próprias jornadas”, afirma a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan.
Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do município, as palestras iniciam no dia 9 e seguem até dia 30. O primeiro assunto abordado será a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, uma ação de conscientização sobre o Outubro Rosa, com a enfermeira Cristini da Luz Moretti Borba, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Oncologia em Sistema de Redes e em Saúde da Mulher em Aspectos Interdisciplinares.
Outros assuntos abordados ao longo do mês serão a apneia do sono, com o cirurgião dentista Luiz Gustavo Martins; a saúde mental na terceira idade e a prevenção de quedas. O uso racional de medicamentos também será tratado com a farmacêutica Heby Varnier Mariano, especialista em Farmácia Clínica e mestranda e Saúde Coletiva.
"Preparamos uma programação especial, pensada com carinho e propósito, para promover conhecimento, saúde e integração. O Centro de Convivências é um espaço vivo, onde nossos participantes 60+ tem voz, vez e oportunidades. Esperamos que cada atividade inspire mais autonomia, bem-estar e alegria no dia a dia de cada um", destaca o coordenador do CCTI, Adrian Miguel.
Bombeiro Amigo 60+
O projeto “Bombeiro Amigo 60+” também será um dos destaques do mês. O 3° Sargento Bombeiro Militar de Criciúma, Luiz Henrique Pereira da Silva, ministrará um curso para o grupo de idosos do CCTI, trazendo temas como serviços de emergências, prevenção de acidentes, primeiros socorros e segurança contra incêndios. Já no dia 27 de outubro, os participantes do projeto farão uma visita ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar.
Para finalizar o mês com chave de ouro, duas formaturas serão realizadas. No dia 30 de outubro, em parceria com a Cruzeiro do Sul, o Mercado Livre e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), ocorrerá a formatura de seis turmas do curso de Inclusão Digital com foco na Segurança Digital da Pessoa Idosa.
Em 31 de outubro, será dia de celebrar a formatura dos participantes do curso “Bombeiro Amigo 60+”. Para a comemoração, haverá o tradicional banho de água com o caminhão do Corpo de Bombeiros.
Confira a programação completa:
Palestras
- 09/10 – Prevenção do câncer de mama e de colo de útero (14h no CCTI);
- 14/10 - Apneia do Sono (14h no CCTI);
- 16/10 - Saúde mental na terceira idade (14h no Centro Multiuso da Afasc);
- 24/10 - Prevenção de quedas (14h no Centro Multiuso da Afasc);
- 29/10 – Uso racional de medicamentos (14h CCTI).
Bombeiro Amigo 60+
- 10/10 – Serviços de emergência e prevenção de acidentes (8h às 12h no CCTI);
- 13/10 – Primeiros socorros (8h às 12h no CCTI);
- 20/10 – Segurança contra incêndios (8h às 12h no CCTI);
- 27/10 – Visita ao quartel do CBMSC (8h às 12h);
- 31/10 – Formatura (15h no CCTI).
Curso de Inclusão Digital
- 30/10 – Formatura (14h no CCTI).
Texto: Manuela Linemburger