Programações foram marcadas por brincadeiras, fantasias e momentos de interação para crianças e adolescentes atendidos pela instituição
Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado neste domingo (12), diversas atividades recreativas foram desenvolvidas pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) nas últimas semanas. Desde o dia 1º de outubro, crianças e adolescentes participaram de eventos com muita diversão, alegria e momentos de convivência.
Para a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, as atividades são um reflexo do compromisso da Afasc com a infância e o desenvolvimento integral das crianças e jovens atendidos pelos serviços ofertados pela instituição. “A diversão é uma das muitas maneiras de garantir que todos tenham a chance de aprender e crescer com dignidade. E essas ações contribuem, cada dia mais, para a formação de cidadãos mais plenos e felizes”, destacou.
Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), a “Semana do Brincar e Interagir” foi organizada com uma programação diversificada, que proporcionou aos pequenos um ambiente acolhedor e repleto de estímulos lúdicos. Com cores vibrantes, músicas, brincadeiras e fantasias, cada centro preparou dinâmicas exclusivas para os alunos, divididos por faixa etária.
"Foi uma semana especial para as crianças se divertirem, interagirem e vivenciarem experiências únicas. Cada CEI teve sua própria programação, e com isso, conseguimos garantir que todos se sentissem acolhidos e estimulados da melhor maneira", explicou a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Afasc, Alyne Cecília da Silva.
Além das atividades internas, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de zero a 17 anos também preparou uma programação especial. Os seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e o Centro de Convivência Vida Nova receberam ações planejadas para fortalecer vínculos e garantir um ambiente lúdico para cerca de 610 crianças e adolescentes, com atividades que incluem brinquedos infláveis, brincadeiras e guloseimas.
Segundo a coordenadora do SCFV, Ana Meller, a proposta é, acima de tudo, reconhecer e valorizar o direito das crianças e dos adolescentes à infância plena e feliz. "Buscamos proporcionar experiências inesquecíveis e enriquecer o processo de convivência entre eles", declarou.
Estação Cidadania com programação especial
Já no domingo (12), a Estação Cidadania – Cultura (Praça CEU), localizada no Bairro Progresso, será um ponto de encontro para mais atividades recreativas. Em parceria com a UniSocial, o espaço será palco de uma tarde especial para as crianças da comunidade, com distribuição de pipoca, cachorro-quente e muitas brincadeiras. A programação começará às 16h e promete reunir as famílias para um evento descontraído e divertido, completando as ações comemorativas do Dia das Crianças.
Texto: Manuela Linemburger