Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promoveu vivências lúdicas e culturais para crianças e adolescentes, valorizando a identidade brasileira
Em alusão ao Dia do Folclore, comemorado nesta sexta-feira (22), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da AFASC promoveu, ao longo da semana, uma série de atividades culturais com as crianças e adolescentes de 0 a 17 anos atendidas pela associação. A proposta trouxe à tona personagens, histórias e tradições populares que fazem parte da identidade cultural brasileira.
Entre rodas de conversa, danças, cantigas, exibição de filmes, brincadeiras e um animado quiz sobre os personagens folclóricos, os participantes puderam conhecer figuras como o Saci Pererê, a Mula Sem Cabeça, a Cuca, o Boto Rosa, a Iara, o Curupira e o Boi de Mamão. As crianças e adolescentes fizeram releituras criativas dos mitos e se conectaram de forma lúdica com os saberes populares.
“Acreditamos que a educação vai além e se fortalece quando respeita e valoriza a cultura do nosso povo. Celebrar o folclore com as nossas crianças e adolescentes é uma forma de fortalecer laços, promover pertencimento e cultivar a criatividade com afeto e respeito”, destaca a presidente de honra da AFASC, Gisele Bolan.
Para a coordenadora do SCFV, Ana Meller, a semana teve um grande impacto na formação dos participantes. “Foi uma vivência rica, que estimulou o aprendizado e o encantamento. O folclore brasileiro é vasto e cheio de beleza, e quando as crianças se apropriam dessas histórias, elas também constroem identidade e fortalecem vínculos com a nossa cultura”, ressaltou.
As atividades integraram cultura, educação e cidadania, promovendo uma conexão afetiva com as raízes populares e reafirmando o papel da AFASC como espaço de acolhimento, fortalecimento de vínculos e valorização da infância e juventude.