A manhã desta quinta-feira (7) foi marcada por muita alegria e emoção na Afasc. A instituição, em parceria com o Canil do 9º Batalhão de Polícia Militar, encerrou as atividades do projeto de Cinoterapia de 2024 com a entrega de certificados de parceria entre as instituições.
A terapia assistida por cães, que se desenvolveu ao longo das quintas-feiras dos meses de junho a outubro, proporcionou momentos únicos e inesquecíveis para cerca de 70 crianças dos Grupos 4, 5 e 6 dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc. A iniciativa, que teve como objetivo promover o bem-estar físico, emocional e social das crianças, alcançou resultados extremamente positivos.
Segundo Adriana Salvaro, presidente de honra da Afasc, ao unir forças com a Polícia Militar, a Afasc fortaleceu a educação inclusiva. "A parceria entre a Afasc e a Polícia militar exemplifica o trabalho conjunto em prol da comunidade, demonstrando que ações colaborativas têm o poder de transformar vidas e criar um ambiente mais solidário e humanizado", destaca.
A coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Andreza Dagostim, comemorou os resultados do projeto. “É gratificante ver o impacto positivo que a cinoterapia teve na vida dessas crianças. Nosso trabalho com a educação tem tido muita qualidade com essa parceria. Acreditamos que a Polícia Militar tem contribuído para o bem-estar da comunidade escolar da Afasc”, afirma.
Benefícios da Cinoterapia:
A cinoterapia é uma prática terapêutica que utiliza a interação entre humanos e cães para promover o desenvolvimento físico, cognitivo e social. Os benefícios dessa terapia são diversos, incluindo:
Redução do estresse e ansiedade;
Melhora da autoestima e da autoconfiança;
Desenvolvimento de habilidades sociais;
Aumento da atenção e da concentração;
Estimulação dos sentidos;
Promoção da atividade física;
Texto e fotos: Milena dos Santos – SC 04205 JP