Desde 2019, os Centros de Educação Infantil da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) recebem visitas frequentes dos alunos do Curso de Odontologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Os acadêmicos dedicam horas de estudo no cuidado da saúde bucal dos alunos das creches.
A notícia ainda melhor é que, na manhã de hoje, esta parceria foi reafirmada e as instituições seguirão trabalhando juntas em 2022. “O que é muito bom. Todos ganham: os alunos dos CEIs, os futuros dentistas e, ainda mais, a nossa sociedade”, comemora a coordenadora universitária, Morgana Francisco Machado Guzzatti.
Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, diretora de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias da Unesc, concorda com a colega e ainda complementa que deve haver um fortalecimento desta cooperação. “Podemos ampliar o número de CEIs atendidos gradativamente; ir além da odontologia, envolver outros cursos, outros departamentos da Unesc”, estimula.
Já o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, agradece a disposição da universidade em fazer a diferença na vida dos pequenos criciumenses e ainda prevê mais sucesso pela frente. “A nossa expectativa e a das famílias beneficiadas é grande, mas com o envolvimento de uma instituição tão comprometida com a sociedade na qual está inserida só há a chance de êxito”, elogia Boaroli.
Até aqui - De acordo com a coordenadora do Departamento Infantil da Afasc, Andreza Dagostim, rodas de conversa e apresentações em datashow conscientizaram sobre a prevenção de doenças periodontais e de cáries. Ela ainda lembra que, no período mais crítico da pandemia, o andamento dos trabalhos foi um pouco prejudicado, mas que, para o próximo ano, a previsão é de normalidade e de um resultado bastante positivo.
Texto e fotos: Haudrey Mafioletti