
Evento, ministrado pela artesã Vitória Quintal, reuniu cerca de 300 participantes em um dia de aprendizado, trocas e valorização do artesanato
Cerca de 300 pessoas participaram nesta terça-feira (16), de um workshop especial promovido pelo Clube de Mães da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) em comemoração ao Dia Internacional do Crochê. O evento, realizado no Centro Multiuso, no Parque das Nações, contou com a presença da renomada artesã Vitória Quintal.
O encontro foi promovido em parceria com a empresa Círculo, referência nacional em fios e materiais de crochê. Além disso, proporcionou às participantes novos aprendizados, experiências enriquecedoras e muita inspiração.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da arte manual, da criatividade e da convivência entre as mulheres. "Esse evento reforça nosso compromisso com a valorização da cultura, do artesanato e, principalmente, da mulher criciumense. É emocionante ver tantos talentos reunidos, criando conexões que fazem da nossa associação uma verdadeira família”, afirmou.
Para a coordenadora do Clube de Mães, Juliane Manganelli Pinto Colonetti, ações como essa promovem o aprendizado, a troca de experiências e a integração. "Receber a Vitória Quintal para conduzir um workshop é uma oportunidade única. Esse tipo de atividade estimula a criatividade, eleva a autoestima e reforça o sentimento de pertencimento entre nossas integrantes, mostrando que tudo o que produzimos aqui tem grande valor", destacou.
Experiências compartilhadas
O momento foi marcado por muito conhecimento, leveza, carinho e alegria compartilhada. A artesã, que já havia visitado o município anteriormente para capacitar as monitoras dos clubes, é uma fonte de inspiração para muitas participantes; algumas, inclusive, já manifestavam o desejo de participar de um workshop com ela.
“Foi um dia muito especial para todas nós, especialmente para quem ama crochê e tricô. Ter a Vitória Quintal aqui na nossa cidade é uma grande alegria. Os Clubes de Mães estão imensamente felizes e eu quero levar para o nosso clube um pouco das maravilhas que ela compartilhou conosco. É difícil colocar em palavras o quanto é gratificante esse momento”, disse a presidente do Clube de Mães do Bairro Vila Francesa, Albertina Vargas.
Vitória Quintal também expressou a felicidade de participar do evento e dividir seus conhecimentos com entusiastas do crochê. “É um orgulho imenso estar aqui, ao lado de pessoas tão queridas e especiais. Mulheres incríveis, que acreditam em si mesmas. É visível o quanto se dedicam e se envolvem com esse trabalho tão bonito. Para mim, é uma honra, realmente um privilégio, fazer parte desse momento”, declarou a artesã.
O workshop celebrou não apenas o Dia Internacional do Crochê, mas também a força da criatividade feminina, o espírito colaborativo e a preservação das tradições manuais. Iniciativas como essa continuam fortalecendo os laços entre a Afasc e a comunidade.
Texto e fotos: Manuela Linemburger