Do meio rural ao urbano, existem diversas espécies de animais convivendo com as pessoas. As crianças, assim como os adultos, percebem e criam um interesse por isso. Percebendo essa curiosidade, as professoras Aline Fernandes e Suzi Minatto desenvolveram com o Grupo Misto I e II do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa a atividade “Brincando e conhecendo a vida da vaca”.
Para dar um interesse maior a atividade, as educadoras confeccionaram uma vaca no espaço de convivência, onde as crianças visualizaram a imagem, e por meio de uma conversa, as professoras explicaram o que esse animal come, o som que ela produz e que ela é uma das responsáveis por fornecer o leite.
Para Aline, a atividade ajudou as crianças no seu desenvolvimento pessoal, já que elas vivem em uma zona rural, sendo ela mais afastada do Centro da cidade. “Utilizando luva, água e tinta guache branca, confeccionamos os ubres da vaca, assim as crianças puderam brincar de tirar leite da vaca. Somente com este tipo de trabalho que as crianças vão entender que é importante respeitar os animais e principalmente se tornar cidadãos humanizados”, ressalta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa