Nos primeiros anos de vida, a criança utiliza-se de movimentos para expressar e comunicar seus desejos, necessidades e explorar seu próprio corpo. Com o intuito de ampliar experiências sensoriais por meio da exploração da vida marinha, as professoras do Grupo I do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Santa Luzia, Morgana Manenti e Leilane Domingos confeccionaram um aquário com lindos peixinhos, que foram feitos com o desenho das mãos das crianças.
A atividade proporcionou situações de aprendizagens que envolveram movimento, construção de habilidades por meio de descobertas e novos desafios, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.
De acordo Morgana, é importante que as crianças participem de atividades que envolvam movimentos, pois somente assim elas poderão explorar e reconhecer suas capacidades e limites. “O movimento é parte integrante da construção da identidade, uma vez que contribui para o domínio de habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância. Por meio de brincadeiras as crianças tem explorado seu corpo”, destaca a professora.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Santa Luzia