A aromaterapia utiliza óleos essenciais das plantas para tratamentos e pode ser utilizada em dificuldades de aprendizagem, nomeadamente no relaxamento das crianças permitindo assim a ampliação dos seus conhecimentos. Dando continuidade ao projeto “Namaste”, do Grupo 3 B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Professor Jairo Luiz Thomazi, as educadoras Rosana Fogaça, Cintia Creaste e Carolaine Felizardo, realizaram a atividade “Aromaterapia o Chá da Calma”, sendo essa uma das atividades que ajudam a controlar os picos de ansiedade e depressão, ocasionados pelo estresse do dia a dia.
De acordo com Rosana, estão sendo utilizados vários recursos e técnicas pedagógicas para contribuir com a qualidade de vida dos pequenos, com o objetivo de trabalhar a amente associada ao corpo. “Estamos proporcionando momentos que desenvolvam a coordenação motora e o equilíbrio, explorando sensações e emoções a partir da experiência de brincar. Agora utilizamos o chá como protagonista, sendo esse um elemento presente nas famílias, com as mais diversas finalidades e funcionalidades. O chá estimulou nas crianças o aroma das ervas e frutas e o gosto, pois muitos experimentaram pela primeira vez chá na sala de aula, sendo que a maioria se encantou com o gosto”, relata.
As educadoras criaram um ambiente com mesas, xicaras e uma tenda com luzes que acalmaram todos, sendo esse um resultado muito positivo. Cada família recebeu uma grande xícara de chá, com diversos sabores, sendo que a família deveria escolher um dos sabores e tomar no quarto dos filhos.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Prof.º Jairo Luiz Thomazi