
Evento reúne reis e rainhas da terceira idade em momentos de homenagens, danças e reconhecimento
O Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) se transformou, nesta segunda-feira (29), em um verdadeiro palácio durante a abertura do tradicional Baile da Realeza, promovido pela Associação Feminina de Assistência Social (Afasc). O evento, que se estende até 7 de outubro e homenageia 97 idosos, visa uma verdadeira celebração da vida.
Ao todo, foram escolhidas 56 rainhas e 14 reis dos Grupos de Idosos dos bairros de Criciúma, além de 15 rainhas e 11 reis do CCTI. A seleção dos homenageados foi feita por cada grupo, que elegeu seus representantes com entusiasmo e união. Neste ano, em alusão aos 100 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma, haverá também o reconhecimento à Rainha do Centenário, Benta Bitencourt de Assis, que completou 100 anos de vida em agosto.
Muito mais do que faixas e coroas, o baile destaca histórias de superação, convivência e autoestima. Como no caso da rainha Sandra Regina Marcelino Querino, de 66 anos, que frequenta o Grupo Luz e Vida no Bairro Mina União. Há 15 anos, ela começou a frequentar o grupo como voluntária e, hoje, já como participante, não pensa em parar. “Eu estava bem ansiosa, nunca esperava ser rainha, mas quando cheguei aqui, achei o máximo. É incrível poder estar junto desse grupo, sempre que chega a segunda-feira, fico feliz e maravilhada em poder participar”, ressaltou.
Durante os preparativos, os idosos passam por transformações completas: visitam cabeleireiros, maquiadoras e se vestem com elegância para viver uma experiência única. A iniciativa reforça que é possível envelhecer com alegria, confiança e participação ativa na comunidade.
“Hoje é um dia de celebração, mas também de reconhecimento. O Baile da Realeza é um presente da Afasc, pensado em cada detalhe, para que nossos idosos se sintam como merecem: especiais, valorizados e amados. Todos eles carregam histórias lindas e o que mais desejamos é que continuem escrevendo novas páginas cheias de alegria, amizade e esperança”, afirmou a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan.
A diretora executiva da Afasc, Ângela Fontanela, e o presidente do Conselho Administrativo da Afasc, Édson Silva, também estiveram presentes para prestigiar o evento. Além das homenagens, o baile contou com muita música, dança e momentos de confraternização, que incentivam a interação e o bem-estar.
Convívio que gera vínculos
O ambiente foi tomado por sorrisos, abraços e o encontro de amizades, reforçando a importância do convívio social na terceira idade. "O que vemos aqui é o resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento de vínculos, que vai muito além da festa. O Baile da Realeza é um reflexo do quanto os nossos idosos são ativos, participativos e cheios de vida. É um orgulho ver como cada grupo se envolveu, como se prepararam e como apoiam uns aos outros”, destacou o coordenador dos Grupos de Idosos, Alfredo Kaique.
Para o coordenador do CCTI, Adrian Miguel, os aplausos para cada rei e rainha demonstram o respeito e o amor construído entre os participantes. “O CCTI hoje se transformou em um verdadeiro palco de emoção e beleza. Nos próximos dias, nosso espaço será totalmente dedicado à celebração da vida. Cada detalhe foi pensado com carinho, porque sabemos o quanto esse momento é importante para eles. Aqui, os idosos não são apenas assistidos, eles são protagonistas”, ressaltou
Durante os sete dias de programação, das 13h30 às 17h, o espaço deve receber cerca de 2400 pessoas para a celebração. O Baile da Realeza reafirma o compromisso da Afasc com a valorização da terceira idade, promovendo não só momentos festivos, mas também inclusão e qualidade de vida.
Confira a programação do Baile da Realeza:
- Segunda-feira (29): grupos Felicidade 1, Cantar é Viver, Reviver, Sonho de amor, Nova Esperança Sagrada Família, Luz e Vida, Cruz Vermelha, Rosa Vermelha, Unidos da Paz, Alegria de viver 1;
- Terça-feira (30): grupos São José, Primavera, Nossa Senhora das Graças, Felicidade é viver, Felicidade 2, Pôr do sol 1, Amizade, Estrela Guia 1, Raio de Luz, Alegria, Realce;
- Quarta-feira (1): grupos Amizade do Centro Social Urbano, Pôr do Sol 2, Maria de Nazaré, Amigos para sempre, Beija-flor, Arco-íris, Estrela da Manhã, Vida e Esperança, Santo Antônio, Acolhedor, Rosa Dourada;
- Quinta-feira (2): grupos Estrela do Oriente, Santa Mônica, Girassol, Flor de Laranjeira, Raízes 1, Alegria de viver 2, Arte e vida, Estrela Guia 2, Estrela Dalva, Palmeirinhas, Raio de Sol, Raio de Sol;
- Sexta-feira (3): grupos Raízes 2, Amizade, Enedina Alano da Rosa, Unidos do São Francisco, Flor do Campo, Nossa Senhora de Fátima, Grupo da Paz, Andorinha, Alecrim Dourado, Pérolas Finas, e homenagem à Rainha do Centenário.
- Segunda (6) e terça-feira (7): reis e rainhas do CCTI.
O Baile da Realeza tem apoio das empresas SEST - Sistema Transporte, Neia Bijoux e Jujuba Modas.
Texto e fotos: Manuela Linemburger