Um espaço equipado com material sensorial, luzes, cores, texturas, sons e outros equipamentos, que possibilitam a ampliação do desenvolvimento de várias habilidades e sentidos que são fundamentais para o aprendizado. Assim foi a atividade “Cabana sensorial – a descoberta das luzes”, realizada pelas professoras Aline Fernandes e Suzi Savi, que atuam no Grupo Misto 1 e 2 do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Umberto Cesa.
Desde que iniciou o projeto “Mundo das sensações: estímulos e diversão para o corpo e mente”, as educadoras tem realizado atividades lúdicas e prazerosas com os estímulos necessários para cada idade, criando um ambiente acolhedor, incentivando o grupo a novas vivencias que facilitam as conquistas e aprendizagens.
Conforme Aline, quando se fala de experiência sensorial, o assunto trata tanto da percepção do mundo quanto da autoperceção da criança. “Essa atividade proporcionou que as crianças tivessem seus diversos canais sensoriais estimulados de forma integrada, favorecendo a criança reconhecer seu próprio corpo, suas funções e as sensações”, comenta.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Umberto Cesa