Palestra foi conduzida pelo ‘Dentista do Sono’, Luiz Gustavo Martins, na tarde de terça-feira (14)
O Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), localizado no Parque das Nações, reuniu cerca de 250 participantes para uma palestra sobre “Ronco e apneia do sono: diagnóstico e tratamento”, na tarde de terça-feira (14). O bate-papo foi conduzido pelo professor doutor Luiz Gustavo Martins, conhecido como Dentista do Sono, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o profissional, o ronco e a apneia do sono são considerados problemas de saúde pública e devem ser tratados com toda a população, mas especialmente com a terceira idade. “Os idosos são o principal público-alvo desse problema. A idade é um fator de risco, já que muitas vezes acaba agravando a questão”, explicou.
A ação faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa, promovida pelo CCTI. De acordo com o coordenador do local, Adrian Miguel, a palestra sobre o tema era uma das mais solicitadas pelos participantes.
“É uma alegria ver o Centro de Convivências tão cheio e participativo em mais uma ação do Mês da Pessoa Idosa. Essa palestra foi um pedido dos próprios participantes, porque o sono é um tema que afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida de todos nós. Nosso compromisso é justamente esse: oferecer conhecimento, cuidado e momentos de convivência que façam bem para o corpo e para a mente”, destacou.
José Antônio dos Santos, participante das oficinas de yoga e ritmos do CTTI, afirmou que a programação tem sido ótima para novos ensinamentos, bem como para mudanças na rotina. “Muitas pessoas da terceira idade tem problemas de sono. Minha esposa é um exemplo, ela quase não dorme a noite, então estamos aqui para aprender mais. Além disso, com as palestras e cursos, estamos saindo mais de casa, nos distraindo, isso é muito bom para a saúde”, ressaltou.
Texto e fotos: Manuela Linemburger