
Iniciativa promove ações de prevenção e segurança voltadas à terceira idade
O Centro de Convivências da Terceira Idade (CCTI), da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), recebeu, nesta sexta-feira (10), a primeira aula do curso “Bombeiro Amigo 60+”, projeto destaque da programação do Mês da Pessoa Idosa. O bate-papo foi ministrado pelo 3º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma, Luiz Henrique Pereira da Silva.
No primeiro encontro, os participantes entenderam mais sobre ações de prevenção contra acidentes, bem como relembraram os serviços de emergência. Segundo o sargento, o programa foi criado para atender uma faixa etária que ainda não era contemplada pelas iniciativas sociais do Corpo de Bombeiros.
"Nós não estamos aqui para ensinar o combate à incêndios, por exemplo, mas sim atitudes e ações preventivas. É uma forma de aproximar os idosos da instituição e reforçar comportamentos seguros no dia a dia”, explicou.
Ao longo do curso, que conta com quatro encontros e uma formatura especial, os participantes irão aprender sobre cuidados domésticos, prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros e segurança contra incêndios. O sargento ainda destacou o entusiasmo dos idosos durante o primeiro encontro.
“Desde o início, deixei claro que não seria uma palestra, mas sim uma conversa. Ao longo do curso, iremos trocar ideias e trazer reflexões sobre atitudes seguras no cotidiano. A participação deles é excelente, são animados, curiosos e querem aprender. Isso torna o projeto ainda mais gratificante”, completou.
Entre os participantes, a empolgação e o sentimento de aprendizado também marcaram a manhã. Sandra Ciasulli Albuquerque Vaz, integrante do CCTI, contou que decidiu participar do curso para se sentir mais preparada diante de emergências.
“Me perguntaram: ‘Tu vai fazer um curso de bombeiro pra quê?’, eu respondi que não é pra seguir carreira, é pra mim. Em caso de uma emergência, quero saber como agir corretamente. Estou aprendendo muito e acho que todo mundo devia fazer esse curso”, comentou.
Para Sandra, o formato leve e participativo das aulas é um dos diferenciais. “Esse bate-papo facilita muito. Às vezes alguém faz uma pergunta que a gente também tinha vontade de fazer e não lembrava. É um aprendizado coletivo e divertido”, afirmou.
"A Afasc tem um compromisso constante com o bem-estar e a segurança da pessoa idosa. Esse curso vem ao encontro dessa missão, oferecendo conhecimento prático e fortalecendo a autonomia dos nossos participantes”, destacou o coordenador do CCTI, Adrian Miguel.
O projeto “Bombeiro Amigo 60+” seguirá ao longo do mês de outubro, fortalecendo o vínculo entre o Corpo de Bombeiros e os idosos do CCTI. Também, promovendo autonomia, segurança e conhecimento preventivo de forma descontraída e acessível.
Texto e fotos: Manuela Linemburger