Com o objetivo de despertar o interesse das crianças para uma alimentação mais saudável as professoras do Grupo 3 B do Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Gerda Becke Machado, Carolina Comin e Elizelma Soares, estão trabalhando o projeto “Alimentação e horta: cores, aromas e sabores”. Para que as famílias também se envolvam na busca de uma alimentação de qualidade, as educadoras desenvolveram a atividade “Oficina de horta no vaso”, onde os pais e responsáveis receberam orientações sobre o cultivo de verduras em vasos.
Conforme Carolina, durante o desenvolvimento da atividade, crianças e seus familiares se mostraram comprometidos em buscar alternativas para que se produzam alimentos de qualidade. “O cultivo de hortas, seja em casa ou na escola, é um instrumento educativo; e juntar a família para que ela busque uma alimentação saudável é algo valioso, que resgata valores. A pratica diária do cuidado, com certeza se tornará muito mais significativa com o apoio da família, que acompanhará de perto o processo de desenvolvimento de sua horta”, ressalta.
Os pais comeram uma sopa preparada com alimentos produzidos na horta. Cada criança levou para casa seu vaso com a muda de salsa ou cebolinha, com dicas de como cultivar em família.
Texto: Comunicação Afasc
Fotos: CEI Afasc Gerda Becke Machado